Chance de cura do câncer de mama pode chegar a mais de 90% se for diagnosticado na fase inicial

Chance de cura do câncer de mama pode chegar a mais de 90% se for diagnosticado na fase inicial

A doença é a segunda mais comum entre as mulheres no Brasil

A campanha Outubro Rosa é conhecida em todo mundo por destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma em cada 12 mulheres desenvolverá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade no país.

A unidade da Oncoradium de Imperatriz, centro de referência de tratamento oncológico, atendeu 255 pacientes diagnosticadas com câncer de mama em 2019.

Esse é o segundo tipo de doença mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano. A doença é causada pela multiplicação desordenada das células da mama.

Chances de cura

A doença pode ter mais de 90% de chances de cura se diagnosticada em seu estágio inicial. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que, no ano de 2000, 17,3% dos casos eram diagnosticados nos estágios iniciais; já em 2015, o percentual subiu para 27,6%.

De acordo com a médica mastologista da Oncoradium de Imperatriz, Germana Zélia, a campanha Outubro Rosa pretende destacar principalmente a necessidade dos exames preventivos.

“Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia regularmente e aquelas que possuem casos da doença na família devem ser acompanhadas com maior frequência. E é mamografia o exame mais seguro e exato para detecção precoce da doença”, afirma a especialista.

Fatores de risco

Vários fatores podem influenciar o surgimento do câncer de mama, como a obesidade, excesso de consumo de bebidas alcoólicas, consumo de produtos industrializados e ultraprocessados, menstruação precoce, menopausa tardia e histórico familiar.

Segundo o Ministério da Saúde, dois terços dos casos são diagnosticados em mulheres com mais de 50 anos, e um terço em mulheres mais jovens, que também devem ficar atentas a qualquer alteração em seus corpos.

“Alguns desses fatores podem ser prevenidos com a adoção de hábitos mais saudáveis. O importante é sempre procurar a orientação de um médico especialista para fazer o acompanhamento”, explica Dra. Germana.

Sintomas

Entre os principais sintomas desse câncer estão o aparecimento de caroço (nódulo), pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

 

Sobre o Autor

Ricardo Sottero administrator

Deixe uma resposta