Imunização, exames de rotina e hábitos saudáveis devem acontecer em todas as fases da vida da mulher
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Pará deve registrar cerca de 4.750 casos de câncer em mulheres até o final de 2020. Os tipos mais comuns entre as paraenses são pele não-melanoma, mama, colo do útero e estômago.
“Neste mês de volta todas as atenções para o público feminino, o principal recado é que elas continuem cuidando mais da saúde. E isso começa em casa, com uma alimentação mais balanceada e frequência nas atividade físicas. Depois é fundamental visitar o médico regularmente e realizar os exames de rotina”, destaca o médico oncologista da Oncoradium de Marabá e Parauapebas, Dr. Rodolfo Amoury Jr.
Câncer de mama
Só para o câncer de mama, a estimativa do INCA é de 780 novos casos no Pará este ano.
“As causas da doença são várias, como excesso de peso antes e após a menopausa, uso de bebidas alcoólicas, fumo e fatores genéticos. Por isso a mamografia a partir dos 40 anos é o melhor caminho para conseguir identificar o câncer precocemente e aumentar as chances de cura”, eXplica Rodolfo.
Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis de vida.
Cuidados desde cedo
Mas a prevenção contra o câncer e outras doenças deve começar ainda mais cedo entre as mulheres.
“Tomar a vacina contra o HPV é a principal prevenção para o câncer de colo de útero e a realização de preventivos, após o início da vida sexual, pode detectar lesões iniciais e salvar vidas”, destaca o médico.
Sobre o Autor