Dia Internacional da Mulher: cuidados com a saúde em todas as fases da vida

Dia Internacional da Mulher: cuidados com a saúde em todas as fases da vida

Até o final de 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê 1.220 novos casos de câncer entre as mulheres no Tocantins. Os tipos mais prevalentes são o de pele não melanoma, mama e colo do útero.

Por isso, neste mês que celebra o Dia Internacional da Mulher (8), a clínica Acreditar Tocantins, especializada no tratamento do câncer, chama a atenção do público feminino para a conscientização sobre os exames de rotina e os cuidados permanentes com a saúde.

A médica oncologista, Dra. Ariana Luz, orienta que os comportamentos preventivos devem acontecer em todas as fases da vida.

“Os cuidados se iniciam com a imunização através da vacina contra o HPV ainda na fase escolar para prevenir o câncer do colo do útero. Na fase da adolescência deve ser feita a orientação para uso de preservativos ao iniciar-se a vida sexual ativa. A partir da 1a relação sexual, o acompanhamento com a ginecologia deve fazer parte da rotina para coleta anual de exames preventivos. Aos 40 anos, deve ser acrescido o cuidado no monitoramento para detecção precoce do câncer de mama com a realização da mamografia”, destaca a especialista.

Uma pesquisa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia revela que 33% das brasileiras não vão ao ginecologista periodicamente.

Com relação ao câncer de mama, segundo o INCA, os hábitos saudáveis podem reduzir em até 30% as chances de desenvolver a doença. A estimativa para 2020 é de 290 novos casos no Tocantins.

“Os fatores que aumentam o risco de câncer de mama são obesidade após a menopausa, inatividade física, terapias hormonais, histórico familiar, má alimentação, consumo de cigarro e álcool, trabalhos noturnos, terapias hormonais, fatores genéticos, entre outros”, explica a especialista.

Sobre o Autor

Equipe Singular editor

Deixe uma resposta