Diretores do Hospital Sírio-Libanês elogiam ISAC por ferramenta implantada em UPAs

Diretores do Hospital Sírio-Libanês elogiam ISAC por ferramenta implantada em UPAs

O UPADay é um encontro diário e rápido com colaboradores e lideranças de todos os setores da unidade

 

O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Araguaína, o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) e o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) participou de um evento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para apresentar projetos desenvolvidos nas UPAs de Alagoas e Pará, também geridas pelo instituto.

A UPA Trapiche, UPA Benedito Bentes e UPA Cidade Nova participaram do evento que abordou um projeto de apoio ao SUS de capacitação para identificação e tratamento precoce da sepse (infecção generalizada) em pacientes adultos em Unidades de Pronto Atendimento. O encontro contou com a participação de 60 UPAs de 15 estados e do Distrito Federal.

Antes do encontro presencial, a equipe do Sírio-Libanês realizou visitas de diagnóstico em sete UPAs indicadas pelo Ministério da Saúde para compreender sua condição e, assim, programar as medidas necessárias para desenvolvimento do projeto e entender a metodologia de trabalho.

Nas visitas realizadas nas Unidades sob gestão do ISAC, a equipe do projeto acompanhou a metodologia de trabalho, que foca em qualidade e segurança do paciente e ver algumas ferramentas utilizadas pelo Instituto funcionando na prática diária.

Projeto inovador

Uma ferramenta importante que foi apresentada à equipe do Sírio-Libanês foi o UPADay. Ele é um encontro diário, rápido, de até 15 minutos, com colaboradores e lideranças de todos os setores da unidade, respondendo a questões pré-definidas em um check-list que abrange as dimensões da segurança, qualidade, pessoas e celebração. A reunião acontece com todos em pé e na área assistencial.

Dr. José Mauro Vieira Junior, diretor do Instituto de Qualidade e Segurança do Hospital Sírio-Libanês, parabenizou a implantação do UPADay.

“É um movimento inacreditável, eu não tenho isso no meu Hospital, pouca gente tem, e vocês têm isso nas UPAs de vocês”, destacou.

O gestor de Assistência e Qualidade do ISAC, Dr. Vinicius Menezes, agradeceu o reconhecimento do UPADay.

“Mostra que estamos no caminho certo em focar em qualidade e segurança do paciente, valorizar os colaboradores e inovar de maneira simples, mas impactante, para o nosso propósito”, disse.

“Fiquei muito surpreso, de forma positiva que vocês já estão usando essas ferramentas que viemos aqui compartilhar e vocês agora são professores desse tema. Parabéns pelo trabalho que vocês realizam”, frisou Daniel Peres, gerente de projetos nas regiões da América Latina e Europa da IHI.

 

Imagem: https://setorsaude.com.br

Sobre o Autor

Ricardo Sottero administrator

Deixe uma resposta