HMA implanta projeto que incentiva leitura junto às crianças internadas na unidade

HMA implanta projeto que incentiva leitura junto às crianças internadas na unidade

O projeto já conta com mais de 50 livros doados pela Biblioteca do Itaú Criança

A pequena Moriah Gomes ficou encantada ao ouvir a história contada por meio da leitura. O projeto do Instituto Saúde e Cidadania-ISAC, responsável pela gestão do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), incentiva o hábito do mundo mágico da leitura às crianças internadas na unidade. Os colaboradores do HMA colocam-se à disposição em alguns momentos do dia para ler livros infantis aos pacientes.

O projeto “Lê para mim” foi idealizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), e conta com a parceria da Biblioteca do Itaú Cultural, que doou mais de 50 livros para a brinquedoteca do hospital.

Formação de leitores

O projeto pretende dar oportunidade às crianças de terem contato com o texto literário por meio de uma sessão de narração de história, visando a formação de leitores, além de ampliar o universo de expectativas dos pacientes.

Colaboradores e pacientes

Síntia Barros, coordenadora do NEPS, destaca que a leitura contribui na rotina de colaboradores e pacientes.

“Esse projeto incentiva o despertar do voluntariado, do contato com as crianças, da humanização e acolhimento, gerando o sentimento de pertencimento, além, claro, de incentivar o hábito da leitura e propiciar essa interação nossa com as crianças e acompanhantes”, ressalta.

Humanização

Heloísa Carvalho, mãe da paciente Ana Luísa Carvalho, parabenizou a idealização do projeto. “Acho interessante, pois a gente distrai um pouco, principalmente as nossas crianças, que estão no ambiente hospitalar”, afirma.

“O projeto ‘Lê para Mim’ veio para somar e principalmente para aproximar o colaborador do paciente. Por outro lado, é também uma forma de humanização para a equipe, uma vez que a leitura infantil gera uma certa descontração, tirando um pouco da sobrecarga do serviço do dia a dia”, frisa a colaboradora do HMA, Thalycia Rakell.

As ações do projeto são de contar ou ler histórias, levar e mostrar livros aos pacientes. As apresentações consistem em contação de histórias em voz alta para pacientes e vários exemplares são colocados à disposição da criança para que ela escolha o que gostaria de ouvir. Todos esses momentos devem promover o livro.

HMA implanta projeto que incentiva leitura às crianças internadas na unidade (1) HMA implanta projeto que incentiva leitura às crianças internadas na unidade (2) HMA implanta projeto que incentiva leitura às crianças internadas na unidade (3) HMA implanta projeto que incentiva leitura às crianças internadas na unidade (5) HMA implanta projeto que incentiva leitura às crianças internadas na unidade (7) HMA implanta projeto que incentiva leitura às crianças internadas na unidade (9)

Sobre o Autor

Ricardo Sottero administrator

Deixe uma resposta