Por que os bancos querem saber quais são os principais clientes de uma empresa na hora de pedir um financiamento?

Por que os bancos querem saber quais são os principais clientes de uma empresa na hora de pedir um financiamento?

Dependendo do quanto o negócio depende deles, há o risco de comprometer o pagamento das parcelas

Seja para renovar o maquinário, comprar mais equipamentos, adquirir mais matéria-prima, dar fluxo ao caixa ou usar para a expansão da empresa, o empresário mais cedo ou mais tarde pode precisar de uma boa quantia de dinheiro.

É nesta hora que as linhas de crédito das instituições financeiras acabam sendo opções vantajosas para dar um fôlego a mais para o negócio.

O que muita gente não sabe é que bancos e cooperativas de crédito costumam pedir, entre vários documentos, uma lista dos principais clientes da empresa. E isso acontece porque a instituição quer saber o nível de dependência da empresa em relação ao faturamento.

“Se a empresa que está pleiteando um empréstimo perder um cliente que corresponde a grande parte dos recebíveis, ela pode comprometer o pagamento das parcelas”, explica o contador e diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias.

Vamos supor que uma empresa de fertilizantes fature R$ 100 mil e seus três principais clientes representam 60% do faturamento. Isso significa que a perda de um desses clientes, dois ou três, já gera um impacto muito significativo no caixa da empresa.

“E se um desses clientes perde uma safra toda, por exemplo, há grandes chances de a empresa de fertilizantes não ser paga, daí vira uma bola de neve. O ideal é que a carteira de clientes seja suficientemente diluída para que a perda de um, dois, 10 ou 15 clientes, não vá afetar o fluxo de caixa”, finaliza Ronaldo.

 

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Ricardo Sottero administrator

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