Viajando pelo fantástico mundo da leitura

Viajando pelo fantástico mundo da leitura

Não importa o que seja: histórias em quadrinhos, livros físicos ou digitais, revistas, jornais ou bulas de remédio, a leitura é o meio mais democrático e acessível à informação.

Há fatos ou histórias que desligam o mundo real, que criam mundos fantasiosos e quebram as barreiras da imaginação. É como criar um universo dentro da sua mente, é viajar sem sair do lugar.

Ler é muito mais do que conhecer novas histórias. O hábito da leitura pode elevar habilidades intelectuais que melhoram e muito a convivência social trazendo benefícios para o leitor:

Evolução do pensamento sistêmico;

Desenvoltura na oratória e expressão;

Senso crítico mais apurado;

Conhecimento de novas palavras e termos, tornando o vocabulário amplo e rico;

Escrita mais coerente;

Maior qualidade nas relações interpessoais;

Estímulo à abertura de novas opiniões e pontos de vista;

Maior capacidade de persuasão;

Expansão do repertório cultural;

Autodesenvolvimento contínuo.

Mesmo trazendo tantos benefícios, o brasileiro mal lê. Segundo pesquisa IBOPE realizada em 2015, a população brasileira lê menos de cinco livros anualmente; estudantes leem um pouco mais, cerca de nove livros anualmente.

Existem condições ideais para ter uma boa leitura: escolha um tema agradável, tenha um horário reservado para ler aquele livro, aproveite os momentos de ócio, tenha metas de leitura, faça anotações, participe de um clube, estimule-se. Ler é a forma mais barata de viajar para o outro lado do mundo.

 

Fonte: Portal IBC (https://goo.gl/NJLyPR)

Imagem: http://mediad.publicbroadcasting.net

Sobre o Autor

Ricardo Sottero administrator

Deixe uma resposta